Lukas Reis

Blogueiro de Pedralva-MG, criador do blog Fotografei.

Resenha Crítica do Livro

Hoje vamos falar de um livro muito bacana, que chegou aqui em casa no final do ano passado, chamado Ciclos Eternos. Escrito pela autora Caroline Factum e enviado em parceria pela Editora Chiado

O livro teve sua primeira edição publicada em setembro de 2015 e trás uma história cativante, que é capaz de prender sua atenção, pois ao fim de cada capítulo você encontrará algo a mais para querer continuar lendo.
Ficha do Livro:

Título: Ciclos Eternos, Submundo | Autor: Caroline Factum | Páginas: 346 | Capítulos: 31 | Compre: Livraria Cultura e Saraiva.
 
 

Sinopse:

Existe um limite entre o real e o imaginário? Até que ponto se pode viver enraizado na realidade e abandonar os sonhos?Sâmia luta entre o real e o que julgou ser imaginário enquanto faz críticas sobre livros de fantasia em um jornal local. Tentando por anos sufocar seus desejos mais profundos, a fantasia retorna trazendo com ela valores extremamente reais.O pré-julgamento nos faz refletir quantas vidas foram desperdiçadas pela falta de coragem de se buscar uma certeza, o comodismos de acreditar no mais óbvio, decidir sua vida pelo mais conveniente? O submundo sai das sombras se revelando à humanidade, mostrando a magia, doçura, os medos e os demônios existentes em cada um. A força do pensamento é a forma mais real de fazer “magia”, e uma vez que a maioria da humanidade é capaz de pensar, logo a magia é unica em cada ser, basta o bom senso para equilibrar os dois mundo e não deixar-se ser consumido por nenhum dos dois.

 

 

De início conhecemos Sâmia, protagonista da história, que sofre com problemas psicológicos causados por antiga visita ao o submundo. Sâmia é considerada pelos médicos louca e paranoica, por esse mesmo motivo passou seis anos de sua vida sendo e medicada e tratada como se fosse uma.

Pesadelos a atormentam por anos e sempre estão ligados a seu passado, após perder sua mãe e ver seu pai se casar com outra mulher, Sâmia desejou que tudo isso acabasse e eis que o desejo se transformou em um livro chamado O Mundos Dos Jogos. O livro funciona como um portal para o submundo, lugar onde Sâmia enfrentaria uma disputa com o rei do submundo, caso vencesse o jogo poderia reverter a situação de não ter mais uma madrasta, e ela consegue vencer, mas sua vida nunca mais foi a mesma.

Até que um dia recebe uma proposta tentadora, voltar ao submundo com a missão de ajudar um conhecido e com direito a uma grande recompensa, esquecer de tudo que acontecera aos seus treze anos e os terríveis pesadelos cesarriam para sempre. Ela fica com medo, mas após pensar muito sobre o assunto, decide que é o melhor a se fazer.

Para a grande surpresa de Sâmia, o submundo havia mudado, mais do que ela conseguia imaginar. Estar sobre o mesmo teto que Jahean, rei do submundo, é algo que amedrontava Sâmia afinal todas aquelas lembranças ruins que tinha foram causadas por ele. Tudo que ela precisava fazer era passar três meses no castelo e impedir que ele se casasse com Rafaela. Mas como ela iria impedir alguém que odiava a fazer algo, se ela nem ao menos conversava com a criatura?

É um livro extremamente detalhado e com uma história bastante curiosa e convidativa. No decorrer da narrativa são apresentadas várias questões relacionadas aos nosso psicológico, o mesmo que fica completamente preso ao livro pois vou confessar que não consegui desgrudar dele até terminar.

A autora tem uma escrita bastante admirável que consegue causar diversas emoções no leitor, dentre elas curiosidade e apreensão, que prendem ainda mais ao leitor. O livro também possui uma capa linda, simples e bastante direta.

Gostei muita da diagramação do livro, que inclusive foi impresso em papel polem, deixando assim a leitura mais agradável aos olhos, além de uma textura muito boa. Um livro que merece ser indicado.

Um abraço, até logo!