Escritora Magna Santos

Perfil dela no wattpad: https://www.wattpad.com/user/MariaMMoreira

Blog: http://meltanque.blogspot.com.br/

Autora do livro: Chuva e outros poemas

Link do livro: https://www.wattpad.com/story/62532629-chuva-e-outros-poemas

 

Resenha Crítica do Livro:

TENHO FEITO MUITOS POSTS AQUI SOBRE LIVROS DO WATTPAD. ESTOU LENDO BASTANTE NA PLATAFORMA, AFINAL, A VIDA NÃO ESTÁ FÁCIL PRA NINGUÉM E LÁ DÁ PRA LER MUITA COISA BOA DE GRAÇA. E, COMO VOCÊS JÁ SABEM, NÃO COSTUMO FAZER PARCERIA COM EDITORAS, AUTORES, ETC. SÓ ESCREVO AQUI SOBRE O QUE EFETIVAMENTE LEIO E GOSTO.

É claro que vibro quando encontro livros bons e completos no Wattpad. mas, sou curiosa, leio de tudo. Gosto de ler as degustações e acabo muitas vezes comprando o livro, mesmo sem poder (qual leitor nunca fez isso? Rs) por ter gostado muito da história.

Estou encantada com uma história que está para degustação na plataforma. Dessa vez, cheguei à história por uma indicação no Facebook. Trata-se de “Submundo”, o primeiro volume da série de livros de fantasia “Ciclos Eternos” da escritora Caroline Factum.

A trama é inusitada e minha leitura também se deu de forma inusitada. Não sou muito de escrever comentários enquanto estou lendo, mas, a autora faz um convite tão gentil, lá no wattpad, que é impossível recusar.  Também, o que a gente lê é tão surpreendente, que não dá para deixar de dar uns pitacos.

Mas, o que tornou tudo tão interessante é que a autora (que eu não conhecia) estava online e respondeu cada comentário meu. Então, pela primeira vez, tive uma experiência de leitura interativa.

Mas, vamos ao que interessa: de que trata o livro?

Se tivesse que usar uma palavra pra definir o livro seria: mistério. A autora é tão feliz em sua tarefa de criar uma trama envolvente que é quase impossível não sentir o que sente a personagem. No começo do livro,  ela tateia por sensações: suas vivências são real ou são frutos de sua imaginação? E a gente fica de cá,  tateando também.

Samia é paciente psiquiátrica. Mas, pertenceria ela a esse mundo (o mundo da superfície)?. Enquanto se divide entre o trabalho no jornal, a vida solitária (ou nem tanto!) em seu apartamento e a expectativa de conhecer o filho da vizinha, nossa personagem tenta separar o que é real e o que é imaginário em sua vida. E a gente se pega tentando ajudá-la nesse processo de descoberta.

E ainda tem aqueles acontecimentos do passado que ela quer, a todo custo, esquecer…

Mas, é quando ela aceita aquele convite inesperado e passa a viver no Submundo que fica evidente o quanto ela se sentia inadequada na superfície. E a gente fica se perguntando: quem é essa garota e a que mundo ela pertence?

Nas palavras da própria autora, o livro é de “literatura fantástica, mas, permeado de valores reais”. E é isso mesmo. O que se aprende lendo esse livro, é que não se deve julgar pelas aparências, pois abaixo da superfície visível há todo um universo a ser descoberto. Cada ser humano pode ser uma fonte inestimável de aprendizado.

Venha você também se deliciar com a leitura desse livro e garanta umas boas horas de pura fantasia!